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ernesto
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ernesto
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====== Blog de Teoria Eletromagnética 2, 2014.1====== ====== Blog de Teoria Eletromagnética 2, 2014.1======
 +==== P3, sex. 13/6 ====
 +Hoje tivemos nossa P3. As notas já estão disponíveis [[:notas|aqui]]. A VS será na sexta 27/6, às 10h.
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 +==== Aula 36, seg. 9/6 ====
 +   * Hoje resolvemos vários problemas do cap. 12 do Griffiths; foi a nossa última aula do curso. A P3 está marcada para a próxima segunda-feira, dia 16/6, às 14h30. Na quarta-feira, 11/6 estarei na minha sala para devolver listas resolvidas e tirar dúvidas entre 10h e 11h30.
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 +==== Aula 35, sex. 6/6====
 +   * Consideramos uma configuração de capacitor de placas planas paralelas, descrevendo o campo gerado por elas no seu próprio referencial, e em outros referenciais inerciais em movimento relativo ao capacitor. Consideramos também uma configuração com solenóide, fazendo o mesmo. Com isso conseguimos obter as transformações de Lorentz para os campos E, B.
 +   * Exemplos 12.13 e 12.14: usando as transf. de Lorentz, obtivemos os campos E e B de uma carga em movimento uniforme, de forma bem mais simples do que tínhamos feito anteriormente (com os potenciais de Liénard-Riechert).
 +   * Problema 12.47: descrevendo como um observador em movimento vê uma onda plana eletromagnética.
 +   * Problema 12.10: inclinação de mastro de barco (necessário para resolver o problema 12.42, que faremos na próxima aula.
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 +O que vimos corresponde à seção 12.3.2 do Griffiths. Vamos parar a matéria por aqui. Na próxima segunda-feira teremos uma aula só de exercícios, e (a combinar) mais na quarta. Atentem para as novas datas e horários da P3 e da VS.
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 +==== Aula 34, qua. 4/6====
 +   * Exemplo 12.11: movimento de cíclotron.
 +   * Exemplo 12.12: momento oculto. Vimos que o momento das partículas carregadas que constituem uma corrente não é nulo, quando levamos em conta a relatividade. Esse é o momento oculto, que tinha aparecido de forma disfarçada no exemplo 8.3.
 +   * Magnetismo como fenômeno relativístico. Discutimos uma situação em que há um campo elétrico em um referencial, mas um magnético em outro. Esse é um exemplo de como os campos se transformam sob transf. de Lorentz. Na próxima aula estudaremos isso de forma mais sistemática.
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 +O que vimos corresponde às seções 12.2.4 e 12.3.1 do Griffiths.
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 +O [[http://gamelab.mit.edu/games/a-slower-speed-of-light/|jogo conceitual "A slower speed of light"]], desenvolvido pelo MIT, mostra efeitos relativísticos devido ao movimento do personagem que você controla no jogo. É bem curioso!
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 +Hoje discutimos a remarcação das datas da P3 e VS. A P3 ficou para o dia 16/6 (segunda-feira) às 14h30, e a VS para o dia 27/6 às 10h.
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 +==== Aula 33, seg. 2/6====
 +   * Cinemática relativística: como partículas sem massa podem aparecer na relatividade. Fótons.
 +   * Exemplo 12.8: decaimento de píon.
 +   * Exemplo 12.9: espalhamento Compton.
 +   * Problema 12.34: colisões com alvo móvel versus colisões de duas partículas contra-propagantes.
 +   * Dinâmica relativística: a 2a Lei de Newton continua valendo, mas para o 4-momento. Como se transformam as forças. Forças de Minkowski (força própria).
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 +O que vimos está nas seções 12.2.3 e 12.2.4 do Griffiths.
 +==== Aula 32, sex. 30/5====
 +   * Problema 12.22 - diagramas de Minkowski.
 +   * Tempo próprio, definindo a quadri-velocidade; vimos que ela se transforma, sob transf. de Lorentz, de forma mais simples que a velocidade ordinária.
 +   * Problema 12.26: calculando o valor do produto escalar  (invariante) da 4-velocidade por ela mesma.
 +   * Energia e momento relativísticos; definição do 4-vetor momento, da energia relativística, da energia de repouso e da energia cinética.
 +   * Fato experimental: em todo sistema isolado, a energia relativística e o momento se conservam.
 +   * Relação simples entre o momento e a energia relativísticos.
 +   * Problema 12.2 e 12.8: analisando uma colisão simples, para ver como o momento ordinário não é automaticamente conservado em referencial S' se ele for em S (usando transf. de Lorentz), enquanto que o momento relativístico é.
 +   * Cinemática relativística: exemplo 12.7.
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 +O que vimos corresponde às seções 12.2.1, 12.2.2 e 12.2.3 do Griffiths.
 +==== Aula 31, seg. 26/5====
 +   * Exemplo 12.6: usando as transf. de Lorentz para achar a fórmula de adição de velocidades.
 +   * Quadrivetores: definição e propriedades. Vetores covariantes e contravariantes. Invariância do produto escalar. Intervalo invariante, intervalos tipo espaço, tempo e luz.
 +   * Diagramas de Minkowski (de espaço-tempo). Presente, futuro, conjuntos de pontos com o mesmo intervalo. Causalidade.
 +O que vimos corresponde às seções 12.1.3 e 12.1.4 do Griffiths.
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 +Atenção: resolvi suspender a aula desta quarta 28/5, por causa da greve dos rodoviários no Rio de Janeiro, e possível declaração de greve também em Niterói. Nossa próxima aula será na sexta-feira.
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 +==== Aula 30, qua. 21/5====
 +   * Exemplo 12.2: o paradoxo dos gêmeos. Os dois gêmeos não são equivalentes, pois só um deles é acelerado.
 +   * Problema 12.8: foguete e sinal de luz que ele manda, intervalos nos referenciais da Terra e do foguete.
 +   * Contração de Lorentz: experimento de pensamento com a luz cruzando um vagão de trem em movimento. Vimos como o vagão deve se encurtar para um observador estacionário.
 +   * Paradoxo da escada e do celeiro: qual dos dois encurta? Depende do ponto de vista.
 +   * As transformações de Lorentz: derivamos usando o encurtamento de Lorentz. Exemplo 12.4: usando as transformações de Lorentz para encontrar novamente a dilatação temporal e a contração de Lorentz.
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 +O que vimos está nas seções 12.1.2 e 12.1.3 do Griffiths.
 +==== Aula 29, seg. 19/5====
 +   * Hoje houve vista da P2, e discutimos os problemas da prova.
 +   * Problema 12.5: sobre a diferença entre o que um observador vê (com possíveis efeitos de retardo) e o que ele observa (com a ajuda de outros observadores no mesmo referencial inercial que ele).
 +   * Problema 12.6: como efeitos de retardo podem sugerir, erroneamente, que um objeto se move a velocidades superiores à da luz.
 +   * Segundo experimento de pensamento: dilatação temporal. Vimos que um possível paradoxo é resolvido quando se percebe que o processo de medida de um intervalo de tempo requer mais de um relógio sincronizado.
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 +O que vimos está na seção 12.1.2 do Griffiths.
 +==== Aula 28, sex. 16/5 ====
 +   * Hoje começamos a discutir a teoria da relatividade restrita.
 +   * Princípio da relatividade: as mesmas leis (da mecânica) devem se aplicar em qualquer referencial inercial. Referenciais inerciais são definidos como aqueles em que a 1a Lei de Newton vale.
 +   * O princípio da relatividade vale também para a dinâmica? Vimos argumentos a favor e contra. Lembramos o que se pensava sobre o hipotético éter, e como ele proveria um referencial preferencial para a eletrodinâmica. Só que os experimentos de Michelson-Morley indicaram que a velocidade da luz era a mesma em todas as direções, o que é incompatível com essa hipótese. Por 20 anos várias hipóteses foram propostas para explicar os dados experimentais, até que Einstein veio com a sua solução.
 +   * Einstein fez 2 postulados, a partir dos quais todas as consequências da relatividade restrita seguem. O primeiro postulado é que o princípio da relatividade deve valer não só para a mecânica, mas para toda a física. O segundo postulado é que a velocidade da luz é constante, e a mesma, em qualquer referencial inercial.
 +   * Vimos a fórmula de adição de velocidades (que mais tarde provaremos), analisando alguns exemplos. Problema 12.3 (adição de velocidades).
 +   * Experimentos gedanken (de pensamento), que ilustram resultados importantes da relatividade. Primeiro: relatividade da simultaneidade - vimos que observadores em movimento relativo vão discordar sobre o ordenamento temporal de eventos.
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 +O que vimos corresponde às seções 12.1.1 e 12.1.2 do Griffiths.
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==== Prova 2, seg. 12/5==== ==== Prova 2, seg. 12/5====
-<note important>Importante</note>: devido à greve de ônibus, **não teremos aula na quarta-feira  14/5**.+**Importante**: devido à greve de ônibus no Rio, **não teremos aula na quarta-feira  14/5**. 
Hoje tivemos a nossa prova. Assim que eu tiver corrigido coloco as notas aqui. Hoje tivemos a nossa prova. Assim que eu tiver corrigido coloco as notas aqui.
 
blog/menu.1400005286.txt.gz · Última modificação: 2014/05/13 15:21 por ernesto     Voltar ao topo
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